OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

  • Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2012
    Ginsio Macedo Soares e Escola de Farmcia
  • José Eduardo Macedo Soares

    Nascido em Maricá, Estado do Rio de Janeiro, depois de concluir seus estudos em humanidades, matriculou-se na Faculdade de Medicina, onde teve especial interesse no Curso de Farmácia ( naquela época não havia uma Faculdade específica para este curso).
    Em 1881, veio para São Paulo, onde adquiriu a “Farmácia Popular”, à Rua 15 de Novembro, na época muito conhecida na cidade.
    Em 1888, deixou o comercio para dar aulas de Química e Física na Escola Normal e lá permaneceu por trinta anos nessa cátedra.
    Iniciou em 1901, um curso preparatório na Rua General Jardim, depois transferido para a Rua do Arouche, 28- onde fundou então um externato para meninos e meninas. Os cursos são professados conjuntamente, havendo, porém, lugares separados, nas aulas, para as alunas, assim como uma sala especial para o seu recreio. As matérias lecionadas são as mesmas do programa do Ginásio Nacional; e, como este, o Ginásio Macedo Soares prepara para a admissão aos cursos das escolas superiores da República.

     

     prof. Dr. José Eduardo Macedo Soares

    Em 1904 funda na Vila Mariana , na Chácara da Conceição um internato, na Rua Senador Vergueiro, 300- “em magnífico edifício, perfeitamente apropriado ao fim que se destina , e recebe só alunos. " Ambos conhecidos por Ginásio Macedo Soares.
    "Quer o Internato, quer o Externato, estão admiravelmente instalados e providos de todo o material escolar moderno, necessário ao seu funcionamento. No Internato há também, com o objetivo higiênico, o ensino de Ginástica. Os recreios são excelentemente situados na parte arborizada da bela chácara da Conceição. O Ginásio tem grande número de alunos numa e outra das seções, e o seu corpo docente é constituído pelos nomes mais considerados do professorado paulista. É diretor do Internato o bacharel José Carlos de Macedo Soares do Externato o dr. José Eduardo de Macedo Soares ".

     

    Bacharel José Carlos Macedo Soares

    Para tanto, diversos mestres ligados à Escola Normal são contratados.

    Macedo Soares procurando estudar e aplicar métodos e processos de ensino viajou para diversos países, como Argentina, França, Suiça, Itália e Inglaterra.

    Teve muitos filhos , que estudaram na escola Caetano de Campos:
    José Carlos ( este tornou-se mais tarde embaixador etambém ajudou o pai a administrar seu Ginásio), José Eduardo, José Paulo, José Cássio, José Fernandes e filhas.

    Em 1899 fundou juntamente com Braulio Gomes a A Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo que foi oficialmente inaugurada a 11 de fevereiro daquele ano, em um prédio à Rua Tobias Barreto, 7, onde por algum tempo continuou funcionando. o primeiro grupo inaugurado, o de Farmácia, seguiram-se, a pequenos intervalos, o de Odontologia e o de Obstetrícia.
    Em 12 de outubro de 1905, inaugurou a escola o seu novo edifício à Rua Três Rios, na antiga Chácara Dudley, atualmente, Bom Retiro.

     

     Faculdade de Farmácia- Rua Três Rios


    Dirigiu esta Escola de Farmácia de 1911 à 1913.

    Faleceu em 1918. Com sua morte foram encerradas as atividades do Ginásio que tinha seu nome.


    Fontes:

    Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd.,

    Poliantéia Comemorativa- 100 anos da Escola Normal



    Voltar