OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

  • Domingo, 06 de Maio de 2012
    Prof. Roberto Broglio de Puericultura- Por Ceclia Thomazi
  • Professor Broglio e a aluna , fazendo o juramento na formatura do Curso Normal

     

    O  Dr. Roberto Broglio, era esse sim o nome dele, sobrenome de origem italiana. Ele era médico sanitarista e professor catedrático da Faculdade de Saúde Pública, anexa à Faculdade de Medicina da USP, na esquina da Rua Teodoro Sampaio com a Av. Dr. Arnaldo, um grande espaço arborizado, com os prédios no mesmo estilo da Medicina. Vale a pena uma visita à essa Faculdade.
    Ele era também, se é que precisaria desse pequeno emprego, professor no Curso Normal da Caetano de Campos, nos dando aulas de "Higiene e Educação Sanitária" e de "Puericultura e Higiene Infantil".

     Por que tínhamos essas matérias? Porque formavam professores que "escolhiam cadeira" em qualquer tipo de cidades do Estado de São Paulo: muitas vezes as escolas era escolas rurais, sem infra estrutura alguma, no meio de fazendas, sem qualquer atendimento médico.

    Então, aprendíamos quais doenças eram mais frequentes em crianças, como identificá-las, como atuar com os primeiros socorros, no caso de uma picada de cobra (por exemplo), catapora, sarampo, apredíamos sobre as vacinas, como aplicá-las, como fazer um torniquete em caso de quebradura, e tantas e tantas noções de sanitarismo que, estou certa de que eu e minhas colegas, tivemos algo a mais para educar e criar nossos filhos, aproveitando os fantásticos ensinamentos que o Curso Normal nos deu. 

    Havia também uma educadora sanitária que nos dava aulas práticas no Posto de Saúde que ficava no porão da escola.

    O Dr. Broglio era um amor de pessoa:calmo, tranquilo, jamais elevava a voz e nos atendia para ajudar a resolver qualquer problema. Dizia que a matéria dele jamais reprovaria alguem e só tirávamos nota 10 (dez). Quando fazia chamada oral (isso tinha nos nossos tempos...) e respondíamos acertadamente, ele dizia: "PRONTO, JÁ SÃO DOUTORAS!" - lembra-se Marta?

    Meu querido Dr. Roberto Broglio, que bom lembrar do senhor!!!

                                                                                                           Cecília Thomazi

     

     

     Ao centro o diretor João Carlos Gomes Cardim, à sua direita Prof. Broglio ( à esquerda gostaria de saber quem é esse professor)- Acervo CRE Mario Covas



    Voltar