OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

  • Sábado, 09 de Abril de 2011
    Ceclia Bueno dos Reis Amoroso
  • *01/12/1904            +02/06/1989

     

     

    Em 1971,quando fomos alfabetizados com a cartilha “Onde está o Patinho”, a autora Cecília Bueno dos Reis Amoroso, que havia sido  professora de Metodologia  e Prática do Ensino Primário, da Escola Normal ,já estava aposentada.
      Cecília estudou sua vida inteira no Caetano, do Primário ao Normal, onde formou-se em 1922.
      Começou a lecionar no Primário dois anos depois, onde só sairia ao aposentar-se em 1954.
      E foi no meio das crianças , procurando sempre novos recursos para favorecer integralmente o seu aprendizado ,que começou a desenvolver o método da nossa cartilha.
     Além da cartilha em si, haviam pequenos cartazes que as professoras penduravam nas paredes, com desenhos e palavras, onde apareciam os personagens, Ceci, Juju, Tatá, Mimi e o Patinho propriamente dito, além de outros que eram introduzidos a medida que a criança ia avançando em cada letra do alfabeto.
      Havia os carimbos com as mesmas imagens dos personagens, que muitas vezes eram utilizados em cartões individuais, que no verso aparecia a palavra referente a imagem carimbada, ajudando a criança a fixar os conceitos aprendidos na aula.Ou , mais tarde a desenvolver sentenças, por exemplo, eram inúmeras as possibilidades no uso dos carimbos.
     Muitas de nossas professoras, inclusive a D. Kiyome, foram alunas de D. Cecília e até ajudaram a desenvolver o método com a mestra, durante o curso Normal.                                                Mais tarde, com o estímulo da então diretora da escola, D. Carolina Ribeiro, que ao assistir suas aulas surpreendeu-se com o que viu, acabou publicando, em 1956 a cartilha .                              Foi criado pela escola uma série de classes experimentais, onde as professoras treinadas pela própria Cecília aplicavam o método. Não havia nada parecido em nenhum outro colégio, fora o Caetano.
      Estas classes exclusivas de primeira à quarta série, ofereciam a metodologia e com o passar dos anos, eram disputados pelos pais dos alunos, que sempre pediam na secretaria da escola uma vaga para colocar seus filhos nestas. Foi exatamente o meu caso.
      Além do Português , era também ensinado a Matemática Moderna, através da teoria dos conjuntos,D. Cecília desenvolveu uma série de pequenos cartões com bolinhas e até mesmo palitos de sorvete eram utilizados, para a criança visualizar a tabuada,os números e quantidades, transformando algo abstrato em concreto, facilitando , assim, a compreensão.
    Outras obras surgiram mais tarde:
     
    “O patinho na 1* série “
     
    “O patinho na 2* série”
     
    “Quem é mais forte? “
     
    “Que serei?”
     
      Além de ter publicado todos os livros acima, Cecília era excelente poetiza, tocava piano e pintava .
     Seu método ultrapassou os limites da escola, sendo adotado posteriormente em várias instituições educacionais.Percebe-se assim que uma pessoa dinâmica e criativa tinha seu trabalho valorizado e reconhecido e o mais importante, posto em prática, o que demonstra a essência do Colégio que foi desde os primórdios,criado pensando-se na excelência do ensino.
     
     
     
     
     
     
     Teve duas filhas, Arminda e Ângela, que também estudaram e trabalharam na escola, ajudaram a aplicar o método criado pela mãe, dentro e fora do Caetano.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     


    Voltar