OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

Documentários e entrevistas gravadas

  • Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2011
    Fernando Penteado Cardoso
  •  

    Fernando Penteado Cardoso, é hoje provavelmente o Caetanista mais antigo de que se tem conhecimento. Aos 97 anos, concedeu-me esta entrevista ( 30/11/11), lembrando-se de fatos muito interessantes da época em que estudou na Escola : de 1925 , quando entrou na terceira série, até 1927. No mês de agosto eu havia pedido autorização à colega Wilma Legris que havia publicado no seu blog uma matéria que o Dr Fernando havia lhe enviado, para também publicá-lo aqui pois era muito interessante e quis conhecê-lo pessoalmente. Toda esta matéria com fotos e relato encontra-se neste blog no mês de agosto ( clique aqui)
    Dr. Fernando nasceu em 19 de setembro de 1917, é considerado um dos maiores agrônomos do país e já foi inclusive Secretário da Agricultura.
    Os diretores a que o Dr. Fernando se refere na entrevista são os profs Arnaldo de Oliveira Barreto( 1924-1925) e  Carlos Alberto Gomes Cardim (1925- 1928).
    O mais incrível destes depoimentos é cruzar os dados que temos à disposição no acervo que encontra-se aos cuidados do CRE Mário Covas: eu havia postado fotos , por exemplo, de uma apresentação na Praça da República em 1926.  Esse evento saiu no relatório da Escola Normal daquele ano. Hoje, descobri que o Dr. Fernando estava lá participando, numa demonstração de  "Ginástica Sueca "; assim todos os dias vou juntando os pedacinhos do quebra-cabeças que montam toda a história da nossa Escola e posso dizer com certeza que foi a melhor escola do Brasil, sem nenhuma dúvida ( que o pessoal do Pedro II não nos ouça...)

                                                                                                      Patrícia Golombek

     

    1926- Praça da República- demonstração de " Ginástica Sueca  "



    Voltar