OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

Documentários e entrevistas gravadas

  • Quarta-Feira, 28 de Março de 2012
    James Akel- o aluno ator
  •  


    James Akel nasceu em 14 de junho de 1953. Aos 4 anos sua mãe o inscreveu num programa infantil de perguntas variadas o "Tamanho não é documento", dirigido por Aurélio Campos. James conseguiu permanecer no por 26 semanas e a cada uma delas ganhou do patrocinador os  " Brinquedos Estrela ", um brinquedo novo. Era a TV Tupi, ainda Canal 3.
    Mais tarde, houve inscrições para um novo programa, na TV Paulista, Canal 5, para apresentador da Sessão Zás-trás. James ganhou o primeiro lugar e com apenas 6 anos de idade foi o mais novo apresentador de programa contratado por uma TV no mundo. A co-apresentadora chamava-se Magnólia. No  programa permaneceu de outubro de 1959 à março de 1960, pois foi convidado pela agência J. W. Thompson, que cuidava da conta da "Alpargatas", para estreiar num novo programa da TV Record, canal 7 , a "Turma dos 7", onde os protagonistas eram 7 crianças e havia um vizinho adulto e outra personagem representada nada mais, nada menos que Jacyra Sampaio, que anos depois encarnaria a Tia Anastásia na primeira das versão do Sítio de Pica-Pau Amarelo, na Rede Globo.
    O diretor e roteirista era Armando Rosas.
    James contou na escola com a compreensão e  a colaboração de suas professoras e com carinho recorda como a sua professora, D. Adelina Laporta que foi a mesma na primeira e segunda séries, sempre dava um jeito caso ele precisasse de alguma ajuda, como até o abono de uma semana em dias letivos, para que ele pudesse descansar, já que não tirava férias nem em julho.
    James conta que não era muito "ligado" nos estudos, pois a televisão era a paixão de sua vida.
    Dos 6 aos 12 anos também trabalhou também como dublador. Era o filho no seriado americano "Hazel", dublado na Companhia Gravasom.
    Dublou também o filho de Guilherme Tell, no seriado do mesmo nome, na Ibrasom.
    Já  nas  "As aventuras de Rin-Tin-tin", aparecia esporadicamente, quando no seriado aparecia o amigo do "Cabo Rusty", aquele ruivinho que era protagonista ( devia ser ruivo com esse nome, deduzo eu, pois a TV era preto e branco!). Uma curiosidade contada por James: o dublador de Rusty era um anão que aparecia no estudio da Gravasom de terno e gravata.
    James estudou na Escola do Jardim de Infância ao segundo ginasial da época, só saiu porque seu pai que trabalhava na Light o transferiu para o Colégio Santa Cruz a contra-gosto:
    " A Light, companhia elétrica , onde meu pai trabalhava, tinha um acordo com o Colégio Santa Cruz, se o filho do funcionário passasse nos testes , ganharia uma bolsa de estudos. Como fazia muito tempo que nenhum filho de funcionários passava nesses exames, pediram ao meu pai que eu fizesse esses testes. Pra minha infelicidade passei, e aí teve muita pressão em cima de meu pai para que eu estudasse lá. Foi um pesadelo, sofri "bulling", coisa que nunca tinha acontecido quando eu estudava no Caetano de Campos. Pra piorar, minha mãe me tirou da televisão por achar que não era um ambiente muito apropriado para uma criança...".
    James lembra da alegria que foi ter participado da inauguração do primeiro "Salão da Criança", em 1961. Eram tantos os fãs do programa "Turma dos 7", que ele e os colegas de trabalho tiveram que ser escoltados por escoteiros e permaneceram num cercadinho, isolados, para não haver tumulto na hora de dar autógrafos.
    James conta que a Escola Caetano de Campos promovia a integração entre os professores, diretores e famílias, coisa que jamais se esqueceu e se lembra com saudades.

     

    Aos 5 anos

     

    James aos 4 anos no programa "Tamanho não é documento"

     

    James recebendo um brinquedo da fábrica "Estrela"

     

    James e o diretor Aurélio Campos, na TV Tupi

     

    4 de abril de 1960

     

     A "Turma dos 7", James ao lado da colega

     

    Em artigo da Revista "Melodias"

     

    Continuação

     

     

     

     

     Revistas de programação da TV-1959

     

    Programação-1959

     

    Um lanche com os patrocinadores e o diretor do programa

     

    Uma das cenas

     

    James é o primeiro à esquerda no sofá

     

    Alguém se lembra da atriz que depois foi a Tia Anastácia no Sítio do Picapau Amarelo?Era Jacyra Sampaio

     

    Declamando no auditório da Escola- dia do professor-1959

     

    7 de abril de 1961

     

    1961 na inauguração do Salão da Criança no Ibirapuera

     

    James dando autógrafos no Salão da Criança

     

    Cartão impresso para os fãs

     

    Verso

     

    Boletim- 4* ano-1963

     

    1963

     

     

    diretor Dr. João Carlos Gomes Cardim à direita

     

     

    1* Ginasial-1964

     

    1964-interior da caderneta

     

    Caderneta de 1965

     

    Passeio com pais, professores e diretores- década de 1950

     

    Fotos e jornais do acervo pessoal de James Akel



    Voltar