OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

Documentos em geral

  • Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2011
    Revistas Jardim da Infncia e Eschola Publica
  • No ano da inauguração do jardim da infância, 1896, Gabriel Prestes, diretor da Escola Normal, editava a Revista Jardim da Infância, visando "tornar conhecidos os processos empregados em tais instituições de ensino e reunir os elementos artísticos necessários à organização do ensino infantil pelo sistema froebeliano", constintuindo-se em um instrumento para aperfeiçoar a instituição aberta na Capital e facilitar a criação das outras, tanto públicas, quanto particulares. Cada um dos dois números publicados, o segundo deles em 1897, tem em torno de trezentas páginas, com artigos voltados para a prática docente.
    Havia também a publicação "A Eschola Publica", onde Oscar Thompson juntamente com outros professores da Escola-Modelo, havia publicado com seus próprios recursos , o primeiro número da revista em 1893. Nessa época, Miss Browne, a diretora da Escola saíra de férias de 6 meses e deixou Oscar Thompson em seu lugar, substituindo-la. A revista foi criada para expor os métodos e as experiências didáticas que os professores estavam aplicando na Escola-Modelo, criada em 1890. 
    Eis abaixo um dos números da revista e fotos sem data, porém percebe-se que se trata do assunto comentado no artigo: trabalhos manuais realizados pelos alunos do Caetano de Campos, nas aulas de trabalhos manuais e expostos ao público. Esse número, de 1896, foi publicado quando a Escola-Modelo já estava instalada na Praça da República.

     

    Revista A Eschola Pública- num 3 do ano de 1896
     

     

    Noticiário conta sobre a exposição dos trabalhos dos alunos do Caetano de Campos

     

    Sem data-  Trabalhos diversos executados por alunos do Caetano de Campos

     

     

     

    Podemos ver que havia diversos objetos executados em madeira. Naquela época, nos porões da escola funcionava a oficina de marcenaria, onde os meninos tinham este tipo de aula


    Fonte: "Caetano de Campos"Fragmentos da História da Instrução pública em São Paulo- Maria Cândida Delgado Reis-1994

    Arquivos Cre Mário Covas



    Voltar