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Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

História da escola

  • Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2011
    Jogos didticos-1896 at os anos 1920- Caetano de Campos
  • Materiais didáticos

    Em 1896, ao criar o jardim da Infância do Instituto Caetano de Campos, Gabriel Prestes, juntamente com uma equipe composta de 3 coordenadoras: Maria Ernestina Varella inspetora de ensino ( era assim que se denominava a diretora, de 18/05/1896 à 18/06/1909 ), Zalina Rolim e Rozina Soares, introduziu na escola o método Froebeliano de influência norte-americana. O método consistia no princípio que toda educação se desenvolve pelo desejo de atividade. Os materiais empregados nos jogos eram chamado de dons ou dádivas.
    Importou , então, o material dos Estados Unidos.

     

     

     

    Materiais usados no sistema de Froebel:

    1-   seis bolas de borracha, cobertas com tecido retros ou de lã de várias cores;
    2-esfera, cubo e cilindro de madeira
    3-cubo dividido em 8 cubozinhos
    4-cubo dividido em oito partes oblongas
    5-cubo divisível em metade quartas partes
    6-cubo consistindo de partes oblongas, duplamente divididos(todos esses servem para construções).
    7-tabuinhas quadradas e triangulares para compor figuras
    8-varinhas para traçar figuras
    9-anéis e meios anéis para compor figuras
    10-material para desenho
    11-material para picagem
    12material para alinhavo
    13-material para recorte de papel e combinações
    14-material para tecelagem em papel
    15-varetas para entrelaçamento
    16-réguas com dobradiças, gonígrafo
    17-fitas para entrelaçamento
    18-material para dobradura
    19-material para construções
    20-material para modelagem

     

     

     

     

     Maria Ernestina Varella preparou uma programação para ser desenvolvida com as crianças que permaneceu de 1896 até 1926, quando a professora Alice Meirelles Reis, após assistir às aulas de Lourenço Filho, na escola normal, cogitou de introduzir em sua classe a reforma trazida pela Escola Nova. Alice contou com o apoio da inspetora do Jardim, Irene Branco da Silva, que, procurando “transfundir um pouco de seiva nova “na tradição antiquada dos jogos froebelianos, propos a possibilidade de organizar-se algo baseado no método Decroly(seção para crianças normais), encontrando bastante entusiasmo pela inovação.

     

     

     

    Conjunto de peças de madeira, como os da foto datada de 1908


        Odete de Barros Mott, ex- aluna do IECC,entrou no primário em 1921.
         No seu depoimento escrito em 1994 diz o seguinte:

    “ E os tornos? Nunca mais os vi em nenhuma escola que frequentei- aquelas que faço palestras. Talvez nem existam mais. Porém, quem cursou o segundo ano da Escola Modelo Caetano de Campos deve-se lembrar deles. Com os tornos ( pauzinhos minúsculos que eram próprios para nossas mãos pequeninas), fazíamos contas, letras ou lindas paisagens “ .

     

    Estes eram os tornos descritos pela ex-aluna Odete de Barros Mott
     

     As peças acima eram numeradas. Dentro possue grãos que variavam de peso, conforme a numeração

     

    Seria um jogo de resta 1 do início do século XX, ou algum tipo de material didático? Notem a bolinha de chumbo que faz parte do conjunto

     

    Jogo de encaixe, provavelmente do jardim de infância. As peças foram forradas de papel colorido, porém , percebe-se que originalmente as peças não eram forradas

    Fontes- material didático:CRE Mário Covas-   Fotos : Patrícia Golombek
    Texto: Caetano de Campos: Fragmentos da História da Instrução Pública em São Paulo
    Maria Cândida Delgado Reis- Gráfica Editora Hamburg-1994



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