OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

Histórias Caetanistas

  • Domingo, 20 de Março de 2011
    Sem aula? Futebol no ptio! Por Kenny Hiro
  • O episódio aconteceu entre a 6ª. e 7ª. séries.
    Num determinado dia ficamos sem uma das aulas, de forma que fomos liberados até a aula seguinte.
    O que fazíamos nessas ocasiões? Invariavelmente íamos até o pátio para jogar futebol.
    Bom, futebol era o esporte que mais se aproximava, haja visto que não tínhamos uma bola. Normalmente a bola era uma garrafa plástica de suco, ou então uma das obras de arte do Marcos d´Ávila: uma bola feita de várias camadas de papel e durex ! Esta, por sinal, incomparavelmente melhor que a garrafa plástica, um verdadeiro trabalho de artesão!
    Pois bem, nesse dia fizemos a marcação das traves com algumas blusas, e estávamos a jogar animadamente e gritando, quando alguém olhou para uma das janelas do 3º. andar, avistou o Ubirajara e deu o alerta: “- Olha o Bira pessoal, corre !” (até porque, entre explicar que estávamos sem aula, e não cabulando, ninguém parou para pensar – acho que foi puro reflexo!)
    Foi um verdadeiro voa barata! Lembro-me que estavam conosco o Alex Pavloff, Marcos d´Ávila, acho que o Victor Hugo, o Braga, o Marcos Jun e outros colegas. Cada um correu o quanto pôde e se escondeu – ou se refugiou num local onde não era possível ser avistado pelo Ubirajara.
    Vimos então ele descer até o pátio e recolher as blusas, largadas por aqueles que se voluntariaram a deixá-los como trave – inclusive este narrador.
    Pois bem, o destino dos casacos certamente era a Diretoria. E agora? Como recuperá-los? Possivelmente para cada um que lá aparecesse levaria um sermão do Ubirajara.
    Lembro-me de ter deixado meu casaco por uns dois ou três dias – sem dizer nada em casa. Até que fui até a Diretoria e disse que tinha esquecido minha blusa na sala de aula, e queria saber se foi recolhido e se estaria por lá. A funcionária (não me lembro quem) falou: - é algum desses daí? Localizei a minha blusa, agradeci e saí de fininho.
    E os demais, recuperaram também suas blusas? Isso fiquei sem saber até hoje...

    Kenny.



    Voltar