OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

Matérias variadas

  • Sexta-Feira, 05 de Agosto de 2011
    Sada pela " Cssio Muniz "
  •  

    Na entrevista que fiz com o sr .Ubirajara, assistente de direção da escola nos anos 70, ao perguntar sobre  um fato que marcou quando ele esteve naquele cargo, foi o de um aluno que jogou uma carteira pela janela que dava para a “Cássio Muniz”. Na hora, fiquei pensando com os meus botões, que rua era essa ao lado da escola que eu nunca tinha ouvido falar? Fui ao google maps e nada encontrei. Esqueci o assunto.
    No mês passado, me deparei com o nome novamente: numa das fotos na matéria que publiquei sobre a simulação de eleições em 1971 na escola, havia uma frase escrita na lousa: saída pela Cássio Muniz, em pelo menos duas classes!
    Que rua era aquela afinal? Tenho que lembrar que tinha somente 6 anos naquela época e não me ligava em nome de ruas.
    Na semana passada, eis que surge o assunto novamente: numa declaração da ex-diretora do primário dos anos 60, D. Corintha Accioly,  dizia que o Cássio Muniz havia contribuído na campanha do agasalho e pra terminar ainda achei uma foto dos anos 50 onde ao lado da escola, encostado à Rua do Arouche aparece um edifício com um luminoso “Cássio Muniz”.
    Bem , pesquisei e descobri o seguinte:
    No número 309 da Praça da República , havia uma loja de departamentos chamada Cássio Muniz, pertencente ao grupo do mesmo nome que vendia de máquinas fotográficas à roupa de cama. Carros, bicicletas e outros.
     O grupo desenvolveu protótipos de avião, o selo musical   “Chantecler “ (1957) que gravava músicas sertanejas ( tinha até comercial no rádio nos anos 50 com o Luís Gonzaga) e programas de televisão e rádio com entrevistas e números musicais.
    Hoje em dia o prédio aparece como o Condomínio Edif. Cássio Muniz e está totalmente diferente do que aparece na foto dos anos 50,  foi reconstruído. O mistério finalmente foi desvendado!

     

    1954- Centenário da Independência , desfile com os alunos na frente d a escola e atrás o prédio do Cássio Muniz

     

    “Cada um tem um gosto, e é por isso que temos um sortimento de mais de 2 mil artigos diversos para fotografar, revelar, ampliar, filmar e projetar. Você tem o que escolher no departamento cine-foto de Cassio Muniz. Praça da República, 309″. 2 de setembro de 1951.
    Fonte: ""O Estado de São Paulo"

     

     

     

    Disco referente ao programa de rádio Cássio Muniz

     

    Foto atual do edifício



    Voltar