OK
Caetano de Campos: A escola que mudou o Brasil

Matérias variadas

  • Sábado, 22 de Outubro de 2011
    Dia de Anchieta- 9 de Junho
  • José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em São Cristóvão de Laguna, Tenerife, uma das ilhas do arquipélago das Canárias. Em 1548, Anchieta chegou ao Colégio das Artes e com 17 anos ingressou no noviciado. Após estudar em Coimbra, Portugal, ingressou na Companhia de Jesus em 1551. Em julho de 1553 deixou Portugal e veio para o Brasil na comitiva de Duarte da Costa, com o intuito de catequizar os índios. Em 1554, fundou, com Manuel da Nóbrega, um colégio em Piratininga. Aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta como São Paulo. Algum tempo depois, é enviado a São Vicente, onde aprendeu a língua tupi.

    José de Anchieta escreveu inúmeros autos, cartas e poesias de cunho religioso. Além disso, resultante do seu trabalho de catequese, escreveu Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, primeira gramática da língua tupi-guarani. A poesia escrita por José Anchieta está impregnada de conceitos morais, espirituais e pedagógicos. Por isso, sua linguagem é simples, apesar de ser escrita em redondilhas menores (cinco sílabas poéticas).

    Em 1563, foi refém, durante cinco meses, dos índios tamoios. Nesse período escreveu o poema em latim "De Beata Virgine Dei Matre Maria" e vários autos religiosos. Já doente muda-se para o Espírito Santo, onde morreu aos 63 anos, na cidade de Reritiba, atual Anchieta. Em 1980, foi beatificado pelo papa João Paulo II.

     

    1936- Número 1 do Jornal Nosso esforço que nem tinha sido batizado

     

    1937- texto de Laís Cortines Laxe

     

    1942- No texto é citado que em 1934 houve uma grande comemoração dos 400 anos do nascimento

     

    1934- 20 de março- Folha da manhã- Fotos de diversas comemorações do quarto centenário de aniversário de Anchieta pela cidade- Saiu a menção da comemoração na primeira página, até autoridades portuguesas estiveram presentes.

     

     Convite para evento

     

    9 de Junho de 1946

     

    1975- Jornal Nosso Esforço- o Dia de Anchieta fazia parte de nosso calendário


    Fonte: CRE Mário Covas



    Voltar