O Jardim de Infância foi criado pelo diretor Gabriel Prestes em 1896. Foi o primeiro Jardim de Infância do Brasil. No início não havia um uniforme, mas à partir da década de 1920 já surge o avental que evoluiu e se tornou o símbolo do nosso jardim até se mudar da Praça da República. À seguir a evolução:
1921- crianças sem uniforme
1923- foto tirada na frente do antigo prédio do jardim, depois demolido em 1939- crianças sem uniforme
1928- aqui já aparece o avental, na época usado por merinos e meninas
Detalhe do avental da foto anterior
1934- 2* grau do jardim, onde foi parar o avental? Será que era dia de festa?
1939- O uniforme com avental para as meninas aparece quase como foi conhecido dos anos 50 em diante, somente com uma diferença : era um vestido branco com um avental xadrêz por cima.Não há um uniforme específico para os meninos.
Foto cedida por Biro Zeitel
1943- o uniforme é igual ao de 1939 para as meninas, os meninos ganham a camisa xadrez do mesmo tecido que o avental das meninas, shorts e suspensórios azuis.
Foto cedida por Gilda Freit
1957- as meninas usam o vestido xadrês de azul e branco e o avental branco por cima. No avental aparece um tipo de manga com babados que depois desaparece nos anos posteriores. Os meninos aparecem com shorts marinho, camisa branca e suspensórios
Detalhe de 1957 com D. Irene na época professora, depois tornou-se a querida diretora do Jardim
1963, o uniforme perde a manga e aparece o emblema na frente do avental. O uniforme dos meninos continua o mesmo
1969- detalhe das costas do avental, com o laço
1970-detalhe do vestido sem o avental - esta sou eu posando para a foto de identidade
1970- Ana Paula F. Ferreira com o uniforme: faltou apenas o lacinho de cetim vermelho usado como uma gravatinha . Esse foi o modelo até a escola se mudar da Praça da República. Não havia no final dos anos 60 o emblema da escola no avental.O uniforme era feito pelas mães , avós ou costureiras, não havia como comprá-lo. A mãe ia até a escola onde o modelo era apresentado e explicado.